sexta-feira, 6 de novembro de 2015

O Livro Aberto – Leituras da Bíblia

Agenda/Livro

Frederico Lourenço, professor universitário e tradutor de vários clássicos gregos, acaba de publicar O Livro Aberto – Leituras da Bíblia (ed. Cotovia)A obra será apresentada este sábado, no Porto (Teatro Nacional de São João, 19h), por Anselmo Borges, e na próxima sexta-feira, dia 13, às 18h, por José Tolentino Mendonça, na Livraria Pó dos Livros (Lisboa).
No prefácio da obra, Frederico Lourenço escreve: “ocorre-me que um jovem amigo católico, fervoroso na sua fé e entusiástico participante das actividades da sua paróquia, me disse há tempos as seguintes palavras: ‘tem graça, nunca li a Bíblia’. Se este meu livrinho – na sua forma variada de ir entretecendo reflexões sobre diferentes passagens bíblicas – levar alguém a empreender a sua leitura pessoal da Bíblia, dar-me-ei por plenamente realizado.”
Fazendo uma leitura pessoal de vários trechos, personagens e episódios bíblicos, o autor serve-se essencialmente do seu conhecimento do grego, língua em que foi escrito o Novo Testamento e a “Bíblia dos Setenta” (Septuaginta), que constituiu também a Bíblia dos primeiros cristãos.
No livro, Frederico Lourenço parte da questão geral de como é possível ler a Bíblia para se debruçar depois sobre temas e personagens diversos: Ezequiel, Job, Salomão, Ester, Jesus, São Paulo, as formas de leitura dos evangelhos ou os problemas de tradução, entre outros.
Confessando que parte de uma posição não religiosa na aproximação ao texto, o autor diz: “mesmo não acreditando que a Bíblia transmita ‘sem erro’ a palavra infalível de Deus e duvidando, ao mesmo tempo, que a correcta leitura da Bíblia seja relativizar e alegorizar tudo o que lá encontremos que não nos convém, mesmo assim considero o tempo gasto a ler este mais fascinante de todos os livros tempo ganho e (porque não?) infalivelmente bem empregue.”

Texto anterior no blogue
Francisco e o Vatileaks 2.0 - uma análise de Massimo Faggioli aos últimos casos policiais no Vaticano

Sem comentários: