quinta-feira, 29 de outubro de 2015

O psicodrama, a palavra e a fé de Lutero


Agenda/Livro

Nesta sexta-feira, dia 30, às 18h30, o padre franciscano e biblista Joaquim Carreira das Neves irá estar numa conversa a propósito do seu livro Lutero – Palavra e Fé. O encontro decorre na sede da Liga Evangélica (R. Raul Mesnier Du Ponsard 7-D, perto do Hospital Pulido Valente e da Alameda das Linha de Torres, em Lisboa; metro: Quinta das Conchas, linha amarela).
Joaquim Carreira andou dois anos a ler as obras de Lutero e, no final perguntou-se: Como é que vivi a minha vida de biblista e teólogo sem ler repousada e reflexivamente as obras de Lutero? Com essa pergunta partiu para a escrita deste livro. Que não é uma biografia, nem um estudo das obras de Lutero, nem uma explicação da teologia do reformador. Antes, Carreira das Neves pretende dar a palavra a Lutero, fazendo uma espécie de biografia comentada, através dos elementos históricos disponíveis, pelos humanistas do século XVI e pela obra do próprio Lutero.
Carreira das Neves lê a história de Lutero em chave de psicodrama pessoal. Nesse sentido, a história da sua vida, da sua obra, dos debates com Erasmo ou da sua impiedosa condenação da revolta dos camponeses, por exemplo, são lidas e contadas de forma dinâmica. Por vezes, mesmo, Carreira das Neves chega a encetar com o iniciador da Reforma um diálogo fraternal e crítico, como se estivesse num debate público: Desculpa, meu caro Lutero, mas neste ponto vais longe de mais!
O autor confessa ainda ter recebido um impacto importante da afirmação do grande teólogo Yves Congar, segundo o qual Lutero é um dos maiores génios religiosos de toda a história, no mesmo plano de Santo Agostinho, Tomás de Aquino e Pascal. Congar acrescentava: Posso afirmar que ainda é maior. Ele repensou todo o cristianismo. Ofereceu-nos uma nova síntese, uma nova interpretação.
Regressar a Lutero é regressar a Jesus Cristo, a São Paulo, aos Evangelhos, à história dos Padres da Igreja, à Igreja como tal, escreve Carreira das Neves. Por isso, este livro sobre a palavra e a fé do reformador é imprescindível para conhecer a sua vida e perceber tantos debates que ainda hoje estão presentes no interior do cristianismo.

(Os quatro parágrafos sobre o livro reproduzem um texto que publiquei na revista Mensageiro de Santo António, em Maio de 2014) 

Lutero, Palavra e Fé
Autor: Joaquim Carreira das Neves

Ed. Presença

1 comentário:

Deceles disse...

Hacéis apología del protestantismo que tanto daño hizo a la iglesia católica fundada por el mismo Jesucristo hace 21 siglos. Y encima lo hacéis en un lugar Santo y Mariano por excelencia, donde la Inmaculada Virgen María se apareció y es su Santuario.
Cuántas almas se van a condenar por esto.