sexta-feira, 24 de julho de 2015

A carta inesperada – Um ecologista lê a Laudato Si’



Jorge Leandro Rosa, ensaísta e tradutor, membro da direcção da associação ecologista Campo Aberto, publicou um texto sobre a encíclica Laudato Si’ que merece ser lido. A encíclica do Papa Francisco foi objecto de um texto publicado aqui, no qual se remete para vários comentários relevantes surgidos nos primeiros dias após a sua publicação. Infelizmente, em Portugal, a maior parte das opiniões que têm aparecido tem-se limitado aos elogios do texto, sem dele retirar grandes consequências – quando uma das virtualidades da encíclica é justamente a de apontar caminhos e consequências das escolhas que se fazem.
É precisamente pela relevância do texto deste responsável da Campo Aberto (associação ecologista sediada no Porto, dedicada às questões globais e aos problemas ambientais da cidade e da região) que o texto é aqui referido. Com o título A carta inesperada – Um ecologista lê a Laudato Si’, o artigo começa por falar da encíclica como uma carta portadora de notícias surpreendentes e dirigida a todos os seres humanos. Aborda depois a questão do chamado “crescimento verde”, sublinha a crítica do Papa à “actual tendência para naturalizar o capitalismo” e fala das dívidas ecológica e para com os pobres. Quase a concluir, aborda ainda a questão teológica do significado do domínio sobre a terra. E diz, a concluir: “teremos, finalmente, uma igreja profética, que se reconhece, não só filha de Deus, mas também filha da terra que a sustenta? Teremos finalmente um apelo decisivo para que a comunidade humana seja compatível com todas as formas de vida? Parece que há uma resposta que vai nesse sentido quando lemos que «a conversão ecológica, que se requer para criar um dinamismo de mudança duradoura, é também uma conversão comunitária» (§219). Aguardam-se os próximos sinais.”
O texto pode ser lido na íntegra aqui.


Nota: o texto anterior do blogue, Irmão Roger e Taizé: com quase nada, foi actualizado e acrescentado, no final, com três novas ligações.

2 comentários:

Anónimo disse...

O Jorge Leandro Rosa vai continuar a trabalhar a Encíclica ? Se sim, agradecemos que o seu trabalho continue a chegar-nos por este ou outro meio. Se não, gostaria de saber, se possível, como contatar o escritor.

Agradeço

António Marujo disse...

Para fornecer o mail, é necessário um contacto identificado. Obrigado. António Marujo