segunda-feira, 4 de maio de 2015

A religião no espaço público

Agenda


Uma das mais conceituadas investigadoras do fenómeno religioso na actualidade, a canadiana Lori G. Beamanda Universidade de Otava, é a conferencista principal do colóquio Religião no Espaço Público, que decorre quarta e quinta-feira, em Lisboa, no espaço do Centro de Estudos Sociais do Picoas Plaza.
A conferência de Beaman, de entrada livre, decorre a partir das 10h45, e será depois comentada por Jónatas Machado, da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.
O colóquio parte da verificação, conforme enunciado na apresentação da iniciativa, de que “as trajetórias recentes dos Estudos da Religião tornaram evidentes os riscos que se correm quando o fenómeno religioso é reduzido a uma narrativa única”.  
Com duas dezenas de comunicações (para a participação nos painéis há um custo de 10 euros associado à inscrição), o colóquio propõe que “as religiões e a religião, enquanto objeto científico, exigem hoje um olhar multiscópico, que permita o cruzamento de diversas escalas e supere as tendências para o seu isolamento ou marginalização no campo dos saberes”.
Mais informações podem ser lidas aqui, onde também se encontra a ficha de inscrição; o programa podem ser consultado aqui.

Sem comentários: