sábado, 4 de janeiro de 2014

A fortaleza e a fragilidade - Conferências nas Monjas Dominicanas



Agenda

As Conferências no Mosteiro de Santa Maria, no Lumiar, (Lisboa), este ano dedicadas ao tema genérico A relação – Um modo quotidiano e profético de viver o Evangelho, sofreram uma alteração de calendário: a próxima não será animada por Luís Miguel Cintra, como estava previsto, mas por frei Mateus Peres, que antecipará assim o tema agendado para Março: Quando a fortaleza se vive na fragilidade. Para Março, fica agendada a intervenção de Luís Miguel Cintra, que irá ler e comentar O Pórtico da Segunda Virtude, de Charles Péguy.
A conferência de dia 11 realiza-se, como habitualmente, a partir das 15h30 e é seguida de debate e convívio. Cerca das 17h30 é celebrada eucaristia.
O ciclo prevê ainda, entre outras, intervenções com os títulos Construir uma relação igual e diversa: um testemunho (12 de Abril, Sara Martinho e Rita Quintela), A errante sonoridade de Deus: revisitando José Augusto Mourão (10 de Maio, Alfredo Teixeira) e Olhai os lírios do campo (14 de Junho, José Tolentino Mendonça).

Na apresentação do programa, escreve Tolentino Mendonça: “A Fé não é um conjunto de conteúdos abstractos, nem um somatório de vivências despersonalizadas. A fé funda-se, colhe-se e reinventa-se na relação. Na relação nós somos e o outro é, mutuamente nos descobrimos e interrogamos, vivemos presenças e silêncios, saboreamos a transparência e o segredo.”

Sem comentários: