quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Músicas que falam com Deus (21) - para o tempo de Natal#7 - O Menino Jesus, de João de Deus e Alfredo Teixeira, vence o Prémio Lopes Graça

A peça “O Menino Jesus numa estória aos quadradinhos”, composta por Alfredo Teixeira, com base no poema “Hino de Amor”, de João de Deus (1830-1896), acabou de vencer o III Prémio Internacional de Composição Fernando Lopes Graça. “O poema de João de Deus transcreve o maravilhoso cristão numa cena bucólica do quotidiano do Deus Menino”, escreve o compositor.
O trabalho musical de Alfredo Teixeira tem sido objecto de vários reconhecimentos públicos – dos quais este prémio é mais um. O seu trajecto original na música portuguesa contemporânea procura, entre outras coisas, ir ao encontro das raízes populares do imaginário cultural e religioso português, num profícuo diálogo criativo.
“À frugalidade descritiva da infância de Jesus nos Evangelhos canónicos cristãos, respondeu o imaginário popular com a efabulação miniatural da história sagrada. João de Deus recolhe, neste poema, toda essa plasticidade”, acrescenta Alfredo Teixeira, num texto que pode ser lido na íntegra no blogue do Grupo Vocal Discantusque é dirigido pelo compositor.
Alfredo Teixeira diz que leu o poema de João de Deus como se se tratasse de uma banda desenhada, à qual associou “a memória fílmica das animações clássicas de Walt Disney”.
O prémio será entregue dia 17 de Dezembro, em lugar ainda a indicar. Na mesma ocasião, a peça “O Menino Jesus...” poderá também ser ouvida pela primeira vez.
Algumas composições de Alfredo Teixeira podem ser escutadas aqui.
Uma outra peça, neste caso um canto de Natal executado pelo Discantus, pode ser ouvida aqui.


1 comentário:

Lucy disse...

Parabéns ao vencedor e também a todos nós pois é um motivo de orgulho termos no nosso país pessoas excelentes e vermos a sua obra, rica em criatividade, beleza e qualidade, ser reconhecida.