terça-feira, 23 de abril de 2013

Entrevista RELIGIONLINE: Igrejas cristãs devem ser voz profética na crise, diz novo bispo da Igreja Lusitana


As igrejas cristãs têm que ser uma voz profética no actual contexto de crise económica e social, constituindo-se como “espaço de conforto e esperança”, diz o novo bispo da Igreja Lusitana, que esta quinta-feira, 25, será sagrado na catedral de São Paulo, em Lisboa (à Rua das Janelas Verdes), em cerimónia que se realiza a partir das 15h.
Em entrevista ao RELIGIONLINE, Jorge Pina Cabral diz que o recente Sínodo da Igreja Lusitana (que integra a Comunhão Anglicana) criticou a “governação sem rosto humano” que existe actualmente. E que as igrejas cristãs “têm que denunciar estas políticas neoliberais, de austeridade, que põem em causa a estabilidade das pessoas, quando as atiram, às centenas de milhar, para o desemprego”.
As igrejas cristãs deveriam ouvir-se “em conjunto”, acrescenta Jorge Pina Cabral. “A voz das igrejas será tanto mais reconhecida quanto, em conjunto, forem capazes de fazer afirmações denunciando políticas que estão a pôr em causa a dignidade das pessoas e a atirar muitas pessoas para a pobreza.”
Sobre o anglicanismo, Jorge Pina Cabral diz que ele se caracteriza pela “capacidade de assumir as diferenças e procurar estabelecer pontes, não desprezando aquilo que considera que é essencial para a sua missão nos tempos de hoje”. O debate que hoje se coloca ao anglicanismo “não é propriamente uma questão de identidade, mas o modo como interiormente se organiza”, acrescenta.
Nascido do catolicismo, o anglicanismo, caracteriza o novo bispo, é uma “experiência da universalidade da Igreja, com abertura grande de inclusividade”, que pretende “acolher muitas pessoas que não se revêem noutras formas de Igreja”. Por isso, considera, a Igreja Lusitana tem um “espaço próprio”.
O nascimento do anglicanismo é tradicionalmente relacionado com os divórcios de Henrique VIII e a sua zanga com o papado. Jorge Pina Cabral diz que ele tem antes a ver com “a reforma da Igreja” e com a vontade “de assumir uma outra forma de governo da própria Igreja – mais autónoma, com maior grau de participação e de democracia”. A grande reforma da Igreja Inglesa, diz, foi a litúrgica, trazendo o ritual e a Bíblia para o povo.
A identidade anglicana assenta na fidelidade da Igreja à Bíblia, à vivência sacramental e à sucessão apostólica, diz Pina Cabral.  Mas essa identidade “pode e deve assumir a natural diversidade que se joga no seio das próprias igrejas – sabemos que a própria Igreja inglesa tem diversas sensibilidades, mas aprendeu a conviver com essas sensibilidades”, pois “o anglicanismo caracteriza-se por esta capacidade de assumir as diferenças e procurar estabelecer pontes, não desprezando aquilo que considera que é essencial para a sua missão nos tempos de hoje”.
Nesta entrevista, Jorge Pina Cabral fala ainda de questões como a ordenação de mulheres ou a homossexualidade, que têm provocado tensões e conflitos também no interior da Comunhão Anglicana. O novo arcebispo de Cantuária, Justin Welby – que foi sagrado dia 21 de Março – será “uma pessoa de diálogo e sensibilidade”, acredita o novo bispo lusitano.
Há quatro gerações que a família de Jorge Pina Cabral está na Igreja Lusitana. Até aqui presbítero da Igreja Lusitana, José Jorge Pina Cabral sucede a D. Fernando Soares (que presidirá à celebração de quinta-feira) na cátedra de bispo da Igreja Lusitana.
Com 46 anos, casado e pai de dois filhos, Pina Cabral tem tido várias responsabilidades quer na Igreja Lusitana, quer no Conselho Português de Igrejas Cristãs, quer ainda em iniciativas ecuménicas. Em termos académicos, licenciou-se em Ciências Religiosas na Universidade Católica e tem uma pós-graduação em gestão de organizações sem fins lucrativos, depois de se ter formado em Educação Física.
Será o novo cargo de bispo uma prova de esforço?... A resposta está aqui:


(Mais informação aqui e aqui

Sem comentários: