segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Daniel Sampaio: "Eu não me abstenho"

Na sua coluna de ontem, na Pública, e sob o título Eu não me abstenho, o psiquiatra Daniel Sampaio dá alguns exemplos de como a democracia não se faz sem nós e sem a nossa participação. Eis um trecho:
" (...) Comecemos em casa. Em cada família, importa ver como comunicamos. Temos capacidade de nos escutar com respeito mútuo? Aceitamos as diferenças de opinião, mas temos possibilidade de lutar pelas nossas ideias? Uma família não é uma democracia em que cada pessoa vale um voto, porque a opinião parental deverá prevalecer sempre, mas existe a possibilidade de cada um, em qualquer idade, poder exprimir o seu ponto de vista? Tomada uma decisão, saberemos respeitá-la?
E na escola, existem mecanismos que permitam auscultar a opinião de alunos, professores, pais e auxiliares, ou temos um director que tudo decide sem ouvir ninguém? Na sala de aula, o professor fala sem parar durante 90 minutos, ou pára a olhar em volta e solicita a opinião de um aluno alheado? Manda para a rua um estudante indisciplinado, ou fomenta o trabalho de grupo capaz de mobilizar os mais distraídos? Perante a violência no pátio, corre a chamar o polícia da escola segura, ou tenta falar com os jovens que a tudo assistem sem nada fazer? Faz de conta, ou tenta criar uma comissão que defina uma estratégia anti-bullying? Preocupa-se em difundir a ideia de que a definição de comportamento correcto passa pelo bem-estar dos que nos rodeiam, ou limita-se a gritar regras em aulas de Formação Cívica?
Para consolidar a democracia e fomentar desde cedo a participação, pais e professores têm de salientarjavascript:void(0) a importância dos valores essenciais: o respeito pela vida e pela opinião dos outros, a verdade, a honestidade e o cuidado com as pessoas perto de nós.
É na defesa do sentimento do outro e na crença de que temos de escolher os melhores para nos representarem que reside, desde a infância e em democracia, o combate à abstenção".

1 comentário:

HD disse...

Manifesto dos teólogos alemães, suíços e austríacos
texto integral em Português
http://www.ihu.unisinos.br/index.php?option=com_noticias&Itemid=18&task=detalhe&id=40498
IHU, 9-2-2011