sábado, 18 de julho de 2009

O nosso presente e o nosso futuro, em tempo pré-eleitoral

Foi divulgado hoje o documento "O nosso presente e o nosso futuro - algumas questões prementes: Contributo para o debate político". O importante texto, que merece a nossa atenção neste período pré-eleitoral, começa assim:

Encontramo-nos hoje em Portugal mergulhados numa dupla crise: uma que vem muito de trás, resultante de uma não-definição clara de objectivos consensuais para o futuro do País e outra, que resultou da aceleração e agudização desta pela crise global.
Estamos em vésperas de eleições. Os cidadãos, mulheres e homens, poderão ficar, mais uma vez, perante um menu diversificado de propostas avulsas, raramente bem esclarecidas e coerentes, sem terem em seu poder os dados necessários para fundamentarem e fazerem as suas escolhas. Continuarão alienados pela retórica dos discursos e cada vez mais descrentes quanto à importância do seu voto.
Urge, pois, neste momento crítico da sociedade portuguesa e da democracia, encontrar modos de proporcionar uma opinião pública esclarecida. E isto faz-se, em grande medida, através de debates sérios, diversos, com homens e mulheres de áreas distintas capazes de reflectir e formular não apenas “críticas pontuais”, tantas vezes de mera oportunidade partidária, mas capazes de trazer ao debate questões de fundo, conteúdos argumentados, propostas viáveis e que vão para além das receitas já conhecidas. Há que acreditar que novos projectos às escalas global e nacional são possíveis.

Pode acrescentar-se que o texto se torna mais premente, quando reparamos na (falta de) qualidade do debate que a maior parte dos comentários em sites e blogues dá mostra. A indigência habitual desses comentários continua a revelar-se, também neste tema, como um dos sintomas da baixa qualidade da cidadania que existe em Portugal: discute-se tudo ao lado, sempre com uma arrogância e uma má educação absoluta. Mas vale a pena ler o documento, escrito por várias pessoas de qualidade reconhecida. O texto está aqui.

Sem comentários: