sábado, 24 de janeiro de 2009

O Papa no YouTube


Poucos dias depois de o Google ter criado uma ferramenta de pesquisa de sites católicos, já aqui noticiada, o Vaticano colocou em linha o seu canal no espaço de partilha de vídeos online YouTube. A apresentação do canal coincidiu com a divulgação do texto da mensagem do Papa Bento XVI para o Dia Mundial das Comunicações da Igreja, sob o tema Novas Tecnologias, Novas Relações: Promover a Cultura do Respeito, Diálogo e Amizade. A data não é casual: o lançamento destas iniciativas foi feito na véspera do dia de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas para a Igreja Católica.

O canal – que se pode encontrar no endereço youtube.com/vatican – transmitirá vídeos das actividades do Papa, do Vaticano e da Igreja Católica e será actualizado diariamente. Para já com conteúdos em inglês, espanhol, alemão e italiano, o canal será fornecido por materiais produzidos pelo Centro Televisivo Vaticano e Rádio Vaticana. No canal, há remissões para estes dois meios de comunicação da Santa Sé, bem como para o sítio do Vaticano na net e para o sítio específico do Estado do Vaticano.

O próprio Papa Bento XVI gravou uma mensagem de boas-vindas aos utilizadores do canal e do YouTube. Nela afirma que este novo canal é para estar ao serviço da verdade” e da promoção da compreensão e solidariedade humana. As “tecnologias são uma verdadeira bênção para a humanidade: por isso temos que assegurar que as vantagens que oferecem são postas ao serviço de todas as pessoas e comunidades”, afirma, citado na notícia do Público on line. O Papa alerta ainda os jovens para “uma utilização sensata” das novas tecnologias e para evitar uma obsessão pelo online que os pode isolar da vida real, da família e dos amigos”.

Sem comentários: