sábado, 24 de janeiro de 2009

Espiritualidade e ética na agenda da sustentabilidade do planeta

O padre Elísio Assunção, director da Fátima Missionária, está no Brasil a acompanhar o III Fórum de Teologia e Libertação; aqui, podemos acompanhar as suas crónicas. Nesta sexta-feira, contava-nos como o furacão Katrina e a epidemia da cólera no Zimbabué estiveram presentes no discurso de uma teóloga americana e de um teólogo da África do Sul.


Um ritual da água em jeito de oração precedeu a palestra da teóloga americana Emilie Townes, cuja alusão inicial a Barack Obama foi calorosamente aplaudida. O tema da sustentabilidade da terra está inscrito no seu programa de governo. Entre outras medidas, citou a sua determinação em reduzir as emissões de anidrido carbónico.

A teóloga norte-americana esclareceu que “os desastres naturais afinal são desastres criados pelos humanos”. E desenvolveu a sua afirmação com o caso do furacão Katrina, apontando erros e omissões que conduziram ao desastre com as terríveis consequências tristemente conhecidas. A teóloga da Igreja baptista lembrou que “cada um de nós tem de agir para vivermos de uma forma mais sustentável” e respeitadora da criação. Terminou afirmando que “o futuro já começou ontem e nós estamos atrasados”.

Por seu lado o teólogo sul-africano, Steve De Gruchy, começou o seu discurso com a apresentação de três casos emblemáticos: da eliminação dos dejectos humanos num bairro do seu país, o problema do abastecimento da água e a epidemia da cólera no Zimbabué, que se difunde pelos países vizinhos. “Como honrar a criação de Deus?”, interrogou o teólogo. Torna-se necessário “pegar na responsabilidade de viver com a água”, agarrando “os políticos pela gravata para que assumam a sua responsabilidade pela água e pela terra”, explicou com uma linguagem forte e imaginativa. “Não se trata apenas de um problema ecológico, mas da maneira como nos relacionamos com os recursos da natureza”. A teologia tem que “se debruçar sobre a cobiça da economia”. (Foto: Elísio Assunção)

Sem comentários: