domingo, 12 de novembro de 2017

Os filhos dos padres

No Jornal de Notícias deste sábado, o padre Fernando Calado Rodrigues regressa ao registo de crónica semanal que já manteve em tempos. Sob o título “Os filhos dos padres”, escreve:

Nos primeiros séculos do cristianismo, embora se valorizasse a opção pelo celibato, ela não era impeditiva da ordenação. A comunidade gerava os seus líderes e escolhia os que poderiam presidir à eucaristia e perdoar os pecados. Um pouco como acontece hoje em algumas ordens monásticas, nas quais, de entre os seus membros, se escolhem os que possam assumir esse serviço aos irmãos, nunca entendido como uma promoção ou - o que é pior ainda - como o exercício de um poder vedado a outros, ou uma carreira.

A crónica pode ser lida na íntegra aqui.
Calado Rodrigues passará a escrever no JN todos os sábados, excepto o primeiro de cada mês.

1 comentário:

A. Teixeira Coelho disse...

Como sempre, o presbítero Calado Rodrigues é claro e rigoroso ao pronunciar-se sobre os temas que aborda nos jornais. O que escreve sobre o celibato no JN é precioso, porque, sem entrar em preciosismos frequentes em quem aborda esta "vexata quaestio", diz, em poucas palavras, o que é essencial.
Fico grato ao Religionline por me ter permitido aceder a este texto.
No passado domingo ouvi "um discurso sem contraditório", que se costuma chamar homilia, numa igreja de uma cidade do litoral interior de um padre dos seus 40 anos, sobre o celibato. Um monumento à desinformação. Pobre povo esse que ainda enche as igrejas ao domingo.
A. Teixeira Coelho