segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Voltar a Jesus no ano da misericórdia

Agenda

Voltar a Jesus no ano da misericórdia é o título geral dos Encontros de Santa Isabel deste ano, organizados pela paróquia de Santa Isabel, em Lisboa.
O ciclo, iniciado já na semana passada com uma conferência do patriarca de Lisboa, continua na próxima quinta-feira, dia 14 (21h30), com uma intervenção de Juan Ambrosio, professor na Faculdade de Teologia da Universidade Católica, sobre Porque voltar a Jesus?
No dia 21, sempre às 21h30, o tema é Como voltar a Jesus? Intervêm Maria Cortez de Lobão (Um sonho missionário: caminho para o Sínodo Diocesano), Joana Caiado (Projecto Majune)
e Olga Pinheiro (grupo “Para a Sabedoria do coração”). No dia 28, o ciclo termina com uma conversa sobre o tema Perdi o meu coração por esse Jesus de Nazaréno centenário da morte do beato Carlos de Foucauld. Intervêm Maria de Fátima de Jesus, das Irmãzinhas de Jesus, e José Manuel Pereira de Almeida, pároco de Santa Isabel. No final, haverá um breve tempo de oração diante da Eucaristia.
Os encontros de dia 14 e 21 decorrem no auditório da Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa (R. Saraiva de Carvalho 41, a cem metros da Igreja de Santa Isabel) e o de dia 28 decorre na própria igreja paroquial.
O tema deste ano fica a dever-se ao livro Voltar a Jesus do teólogo espanhol José Antonio Pagola, cuja obra Juan Ambrosio conhece bem. Inspirados nesse livro, têm surgido na paróquia lisboeta, desde Outubro, vários “Grupos de Jesus”, constituídos por pessoas que querem fazer a experiência de escutarem e reflectirem juntas o Evangelho. Nesses grupos, não se pede que as pessoas tenham uma prática religiosa regular, nem que se reconheçam como cristãs, mas que se sintam em atitude interior de busca, que andem inquietas, que não se conformem com o estado de coisas que encontram no mundo em que vivem.
José António Pagola é autor do livro Jesus – Uma abordagem históricaum livro que fez polémica quando foi publicadoe do mais recente Ide e curai, que tem prefácio de José Manuel Pereira de Almeida.
(Ilustração: Ícone da Misericórdia, de Taizé, representando cenas da parábola do bom samaritano)

Texto anterior no blogue
O crente e o não-crente para quem Jesus sabe bem - uma conversa entre frei Bento Domingues e Frederico Lourenço sobre Jesus e a Bíblia


Sem comentários: