quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

A importância do Canadá na restauração da Ordem Dominicana em Portugal

Agenda



Túmulo da Princesa Santa Joana, 
no antigo convento das dominicanas em Aveiro, hoje museu

A importância dos frades dominicanos do Canadá na restauração da Ordem dos Pregadores em Portugal, na segunda metade do século XX, será um dos temas das Jornadas de História “Os Dominicanos em Portugal (1216-2016): História. Memória. Património”, que decorrem em Aveiro, sexta-feira e sábado.
Participam na iniciativa três investigadores estrangeiros. Um deles, frei Darren Dias, tem ascendência goesa, é professor de Teologia em Toronto e um dos grandes especialistas contemporâneos em questões do pluralismo e diversidade religiosa.
Criada por São Domingos de Gusmão e confirmada em 1216, a Ordem Dominicana cumpre oito séculos em 2016. As jornadas de Aveiro são a primeira etapa de um programa que pretende evocar os 800 anos daquela data. Entendendo a efeméride como uma oportunidade para a promoção da investigação e para a divulgação do trabalho científico, o Centro de Estudos de História Religiosa (CEHR), da Universidade Católica Portuguesa, e o Instituto São Tomás de Aquino (ISTA) decidiram concretizar em conjunto um programa de atividades com o objetivo de promover a revisão historiográfica sobre a Ordem Dominicana e valorizar a herança cultural da sua presença em Portugal. Deste programa, que decorrerá até ao início de 2017, destacam-se um conjunto de três jornadas.
O programa da jornada, que inclui ainda um concerto de música e uma visita orientada à presença dominicana no Museu de Aveiro (onde decorre a iniciativa), pode ser consultado aquiA participação é gratuita, mas sujeita a inscrição, conforme instruções no referido sítio.

A realização da primeira jornada em Aveiro pretende evocar a relevância histórica dominicana na cidade: ali existiram o Convento de Nossa Senhora da Misericórdia (masculino), também conhecido como Convento de S. Domingos, fundado em 1423, e cuja igreja se converteu na Catedral de Aveiro; e o Convento de Jesus (feminino), fundado em meados do século XV, onde foi instalado o Museu de Aveiro. Foi neste último que viveu e morreu a Princesa Joana, filha do rei D. Afonso V, popularmente considerada santa e já padroeira da diocese de Aveiro, cujo processo de canonização está a ser redinamizado desde há dois anos.
A presença dominicana mantém-se em Aveiro através de uma comunidade das Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena, uma congregação religiosa apostólica feminina fundada em Portugal por Teresa de Saldanha.


(texto: CEHR/António Marujo)

Texto anterior no blogue
A conversão do desejo e os antibióticos do Papa - duas crónicas de frei Bento Domingues

Sem comentários: