sábado, 3 de outubro de 2015

Eleições e catolicismo: “A Igreja Católica aprendeu as regras do jogo democrático”

Em tempo de eleições, vale a pena ler a reportagem de Ana Cristina Pereira, no Público, sobre a relação do catolicismo com a política e as eleições. O texto tem o título A Igreja Católica aprendeu as regras do jogo democrático:

No início de Setembro, a marcar o novo ano pastoral, o cardeal patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, apelou aos diocesanos que votem nas legislativas e nas presidenciais. Não fez referência a qualquer partido. Apontou a última encíclica do papa Francisco: a “ecologia integral”, que tanto reafirma que a vida começa logo na concepção, como condena o consumismo, o predomínio da finança, faz a apologia do direito ao trabalho, da solidariedade, do respeito pelo ambiente.
E aquela mensagem é de direita ou de esquerda? Para Paul Christopher Manuel, não tem sentido reduzir o catolicismo ao binómio direita/esquerda, como muitos têm feito, de forma renovada, desde que Francisco foi eleito. “Podemos dizer que se inclina à esquerda numas questões (apoio aos pobres) e à direita noutras (aborto, casamento). Num sentido mais amplo, abre as questões da ontologia e da existência.”
(texto na íntegra aqui)

Texto anterior no blogue
Deus e a moda, velas e internet, igrejas sem povo e a pergunta: o Papa é católico? - crónicas de fim-de-semana


Sem comentários: