terça-feira, 8 de setembro de 2015

A ecologia integral do Papa Francisco: cuidar da casa comum

Agenda – Debates em Lisboa



Dois debates sobre a encíclica Laudato Si’ têm lugar nos próximos dias, em Lisboa. O primeiro, já depois de amanhã, quinta-feira, dia 10, às 18h30, é promovido pelo CRC (Centro de Reflexão Cristã), na sua sede (R. Castilho, 61 – 2º Dto). A ecologia integral do Papa Francisco é o título do debatem que será animado por Francisco Ferreira (Quercus), José Manuel Pereira de Almeida (director do Secretariado Nacional da Pastoral Social) e Teresa Vasconcelos (Graal).
A encíclica do Papa, recorda o CRC, pode ser o acto número um para uma nova civilização”, como disse Edgar MorinO CRC propõe não apenas analisar a encíclica, mas rever os comportamentos pessoais e colectivos, contribuindo para que o texto do Papa seja “um instrumento eficaz para abrir caminhos para um novo desenvolvimento pessoal e comunitário”.
No dia seguinte, sexta-feira, 11, a partir das 16h, decorre na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, a conferência Cuidar da Casa Comum: os desafios da nova encíclica do Papa Francisco.
O jesuíta Michael Czerny S.J. (que integra o Conselho Pontifício Justiça e Paz, que participou na elaboração do documento), a economista Elena LasidaFilipe Duarte Santos (físico da Universidade de Lisboa, coordenador dos primeiros estudos multidisciplinares sobre o impacto das alterações climáticas em Portugal) e o padre jesuíta português Vasco Pinto de Magalhães, membro da direcção da Associação Casa Velhaque promove a conferência, são os participantes no debate.
A iniciativa pretende promover o debate sobre o ambiente na linha da proposta do Papa: “Todos os esforços para proteger e melhorar o nosso mundo implicam mudanças profundas no estilo de vida, modelos de produção e consumo, e as estruturas consolidadas de poder que hoje regem as sociedades.”
Esta conferência, com entrada livre, mas sujeita a inscrição prévia para projectocasavelha@gmail.com, tem a parceria da Fundação Fé e Cooperação, Fundação Gonçalo da Silveira, Agência Ecclesia, Rede Inaciana de Ecologia e Rede CIDSE.

Ambas as propostas acontecem dois meses antes da conferência de Paris sobre Alterações Climáticas, que decorrerá em Dezembro, em Paris, e que pretende alcançar um acordo mundial sobre metas vinculativas de redução de emissões de gases com efeito de estufa.

Texto anterior:
Taizé: Cardeal Kasper diz que irmão Roger foi "verdadeiro teólogo"

Sem comentários: