quarta-feira, 17 de junho de 2015

Um circuito temático pela arquitectura religiosa contemporânea da diocese do Porto

Agenda

No próximo sábado, 20 de Junho, um grupo de jovens arquitectos interessados na temática da arquitectura religiosa contemporânea propõe um dia de visitas a igrejas modernas na diocese do Porto. Entre elas, o Complexo Paroquial da Boavista (Porto, 1974-99) e o Santuário de Santo António (Vale de Cambra, 1986-93), ambos projectados pelo arquitecto Agostinho Ricca, cujo centenário do nascimento se comemora este ano.
Estes dois edifícios, encomendados nas décadas de 1970 e 1980, respectivamente, são “obras de excelência de um autor cujo percurso ímpar ressalta no panorama da renovação da arquitectura religiosa moderna realizada em Portugal na segunda metade do século XX”, diz João Alves da Cunha, um dos organizadores do programa do próximo sábado.
O dia prevê ainda um percurso através de obras de Fernando Távora (Igreja de S. João de Ver, 1959-2008), Álvaro Siza (Centro Paroquial de Matosinhos, 1956-59), Luís Cunha (Centro de Caridade Perpétuo Socorro, Porto, 1964-73) e Fernando Abrunhosa de Brito e Manuel Magalhães (Seminário da Boa Nova, Valadares, 1967-69, na foto em cima, à direita, da autoria de Daniel Rocha).
“O conjunto das obras seleccionadas é um património diversificado e pouco conhecido que testemunha a participação da Igreja na construção da cidade”, nota João Alves da Cunha. “A expressão dos edifícios e a natureza dos programas espelham novos entendimentos sobre o lugar da igreja na urbe. São obras idealizadas por arquitectos formados nas Belas Artes do Porto que, com a obra sonhada e construída, conquistaram a modernidade para a arte ao serviço da Igreja.”
As visitas, com inscrição obrigatória aqui, terão início às 9h30, junto da igreja Nossa Senhora da Boavista, na Rua Azevedo Coutinho (Foco). Há diferentes possibilidades de inscrição, que podem ser consultadas na mesma página. O regresso à igreja de Nossa Senhora da Boavista está previsto para as 18h00 e no mesmo local realiza-se, às 21h30, uma conferência com entrada livre, sobre a obra do arquitecto Agostinho Ricca e o complexo paroquial da Boavista. Intervêm nesta sessão os arquitectos João Alves da Cunha, Helena Peixoto e João Luís Marques.


Este é o terceiro roteiro ao redor da arquitectura religiosa contemporânea, organizado pelos arquitectos João Luís Marques, João Alves da Cunha e Madalena Mariz Rodrigues. Em 2013, o primeiro percurso, à volta de Lisboa, inclui igrejas projectadas por João de Almeida (Paço de Arcos, 1969), Pedro Vieira de Almeida (Brandoa, 1989), Miguel Pimentel (Carnaxide, 1995) e Roseta Vaz Milheiro (Galiza, Cascais, 2009). Em 2014, o segundo percurso incluiu algumas das igrejas realizadas pelo SNIP (Secretariado das Novas Igrejas do Patriarcado de Lisboa) para a região do Oeste entre 1975 e 1995, em que se destacaram as recuperações e ampliações realizadas pelos arquitectos Diogo Lino Pimentel e António Flores Ribeiro (Runa, 1975 e Ramalhal, 1983).
Mais informações, incluindo o programa completo do dia, podem ser encontradas na já referida página da iniciativa.

Sem comentários: