terça-feira, 19 de maio de 2015

Lluís Duch, monge de Montserrat, antropólogo da vida quotidiana: duas intervenções em Lisboa

Agenda

O catalão Lluís Duch, monge de Montserrat e professor da Universidade Autónoma de Barcelona, está nesta quarta-feira em Lisboa, para participar num colóquio sobre Desporto, Ética e Transcendência, que começa às 9h e se prolonga até cerca das 18h30.
A intervenção de Lluís Duch, sobre Sacralidades desportivas, símbolos, mitos e rituais, decorre na Universidade Católica a partir das 9h30 (e não às 14h30, como estava previsto, por impossibilidade de última hora de Pablo d’Ors, que deveria intervir no início da manhã; a intervenção de Pablo d’Ors, autor da Biografia do Silêncio e de Sendino Está a Morrer será lida às 14h30; o restante programa pode ser consultado aqui).
Duch, monge de Montserrat desde 1961, é autor de mais de meia centena de títulos, entre os quais Religión y PolíticaReligión y Comunicación e de uma Antropologia de la Vida Quotidiana (cujo segundo volume tem o título Ambigüedades del Amor).
Numa entrevista a ReligionDigital, sobre Religión y Política (disponível aqui), Duch afirmava que o religioso e político cobrem, muitas vezes, o mesmo campo, “que é o campo do humano”. O que desmente essa ideia tão comum que religião e política podem ser duas realidades separadas. Pelo contrário: “No religioso há implicações políticas e no político há implicações religiosas.”
Lluís Duch é igualmente tradutor, para o catalão, de autores como Lutero, Angelus Silesius ou Dietrich Bonhoeffer e a sua importância no pensamento e na cultura catalães já foi objecto de um livro-homenagem com o título Empalabrar el mundo –

Conversa livre na Capela do Rato


Também nesta quarta-feira, às 21h30, Lluís Duch estará na Capela do Rato, em Lisboa, para uma conversa livre precisamente sobre os temas maiores da sua investigação: religião, antropologia do quotidiano, política e comunicação.

Sem comentários: