domingo, 16 de novembro de 2014

Um Observatório para a Liberdade Religiosa




Conscientes do momento especial que se vive no campo da Liberdade Religiosa, quer em termos nacionais, com uma delicada situação institucional, quer em termos internacionais, onde a violência, uma vez mediatizada, atinge limites de banalização que não se pensavam possíveis, um grupo de cidadãos ligados à investigação e à comunicação do Fenómeno Religioso, decidiram criar um instrumento isento e independente para observar e sinalizar a Liberdade Religiosa.
Acolhido pela área de Ciência das Religiões da Universidade Lusófona, o Observatório para a Liberdade Religiosa (OLR) está desde já aberto a todos os cidadãos, investigadores ou não, religiosos ou não, para rapidamente criar uma dinâmica de efectiva monitorização da Liberdade Religiosa.
Coordenado nesta fase inicial pelos investigadores Alexandre Honrado e Joaquim Franco, o Observatório para a Liberdade Religiosa apresentará nos próximos dias um web site e realizará uma conferencia de imprensa para apresentar mais detalhadamente os seus princípios norteadores (que seguem abaixo).

Princípios do Observatório para a Liberdade Religiosa (OLR):
- O Observatório para a Liberdade Religiosa (OLR) nasce por iniciativa cívica e académica, tendo como principal missão a observação do Fenómeno Religioso, no respeito pelo princípio das liberdades associativa, individual e de consciência.
- Promovendo iniciativas próprias e/ou estabelecendo parcerias, o OLR tem ainda como missão acompanhar e facilitar processos de diálogo cultural, especificamente o diálogo entre estruturas de crença, na forma de religiões e/ou espiritualidades, promovendo o respeito pelas diferenças e a responsabilidade social, para uma cidadania plena e ativa.
- Cruzando conhecimento e informação, o OLR facultará às comunidades religiosas, à academia e à sociedade em geral, mecanismos de identificação, sinalização e análise do Fenómeno Religioso, em defesa da Liberdade Religiosa e baseado na Carta dos Direitos do Homem.
- Como estrutura independente ao serviço do pluralismo cultural, o OLR reunirá e emitirá sínteses de atividade, tornando público um relatório anual.
- O OLR reconhece a complexidade do Fenómeno Religioso, o valor das diferentes culturas religiosas e ou espirituais e planos de consciência, o desafio do diálogo, o estímulo às práticas de cidadania a partir da observação dos direitos e deveres inerentes à Liberdade Religiosa, a importância do estudo e disseminação da Ciência das Religiões, bem como da produção de conhecimento isento relativo ao Fenómeno Religioso em todos os escalões de ensino reconhecidos oficialmente. 
 
O grupo de investigadores fundador do ORL é composto por Alexandre Honrado, Fernando Catarino, Joaquim Franco, Mariana Vital, Osiel Lourenço, Paulo Mendes Pinto, Rui António da Costa Oliveira e Rui Lomelino de Freitas

 

 

Sem comentários: