sábado, 8 de novembro de 2014

A Igreja, do templo à casa; e o que é ser bispo

Crónicas

Na sua crónica de comentário aos textos da liturgia deste domingo, o padre Vítor Gonçalves escreve na Voz da Verdade, sob o título Do Templo à casa:

Do Templo, onde o encontro com Deus era sujeito a tantas “alfândegas” e burocracias, Jesus torna Deus presente na casa simples e humilde, na sala de cima, no convívio fraterno, entre pecadores e mulheres de má vida, na intimidade onde a verdade é possível. É na família, no portas adentro, onde o amor quer crescer para transbordar, e a transparência pode alimentar o diálogo construtivo, que Jesus semeia o seu Reino. 
(texto na íntegra aqui)

No Correio da Manhã de sexta-feira, Fernando Calado Rodrigues toma as afirmações do Papa de há dias, sobre a missão e o papel do bispo, para escrever sobre Ser bispo é...:

A enfermidade está identificada. Agora aguarda-se a implementação de uma terapia adequada para a combater e um investimento na sua prevenção. O Papa já interveio de forma determinada na correção dos desmandos de alguns bispos, não se coibindo mesmo de os suspender, dada a gravidade de alguns casos. Espera-se que em relação aos “trepadores”, como já os apelidou, para além dessa firmeza nos casos mais graves, consiga igualmente encontrar formas de dificultar o seu acesso ao episcopado.
(texto na íntegra aqui)

Sem comentários: