sexta-feira, 3 de outubro de 2014

O final litânico de O Crux, a peça que deu um novo prémio a Alfredo Teixeira

O compositor português Alfredo Teixeira ficou em segundo lugar no concurso internacional “New Music for Easter Time” (Nova Música para o Tempo de Páscoa), que distingue peças corais para serem interpretadas durante a Semana Santa.
A peça premiada, O Crux, faz parte de uma colecção para coro a capella intitulada Hymnarium II, explicou o próprio Alfredo Teixeira ao sítio do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, que deu a notícia e onde se podem ler mais detalhes.
 “Como o concurso visava premiar duas obras que constituíssem reportório novo para concertos a realizar na Semana Santa, optei por trabalhar sobre textos litúrgicos, recompostos segundo uma arquitetura própria”, acrescentou.
A peça, cuja última página RELIGIONLINE aqui desvenda, por cortesia do autor, tem um final litânico, terminando com as palavras Venite adoremos, O Crux, ave, spes unica.


Ainda de acordo com o sítio do SNPC, a peça deverá agora ser gravada pela editora Edition Ferrimontana. A sua estreia, pelo The University of Philippines Singing Ambassadors, deverá ocorrer no prazo máximo de um ano. O concurso foi promovido pela associação Musica Ficta, de Rimini (Itália). 
Alfredo Teixeira, que é professor da Faculdade de Teologia da Universidade Católica, diz que O Crux “recolhe um conjunto de fragmentos da liturgia romana (Antiphona, Via crucis; Antiphonae hymni ‘Pange lingua’; Improperia; Antiphona ad detegendam Crucem; Hymnus ‘Vexilla Regis prodeunt’), reunindo-os num amplo políptico que se poderia descrever como uma meditação sobre a Cruz enquanto teodrama”.

“O idioma musical responde a essa dramática textual com microclimas diferentes, entre-mundos, num vaivém entre a memória da ‘música das catedrais’ e o lirismo de certos cantos tradicionais mediterrânicos criados para o tempo das festas pascais”, acrescenta.

Sem comentários: