sexta-feira, 18 de abril de 2014

Músicas que falam com Deus (26) - Sexta-Feira Santa: Uma serena Paixão, esquecida durante 250 anos

Logo de início, esta obra apanha-nos de surpresa, numa melodia que se impõe serenamente, sintetizando o mistério de uma morte que, paradoxalmente, traz a vida. “Sim, para me garantir uma (tranquila) vida eterna/ ele que é a vida em si mesmo teve de morrer.” A emoção comunga, aqui, com a partitura, o texto poético (a cuja força não é alheia a língua alemã em que é cantado), as vozes e os instrumentos.
O mais incrível é que estivemos dois séculos e meio sem saber desta obra. Gottfried Heinrich Stölzel (1690-1749) compôs esta Paixão em 1725. Na sua época, Stölzel era um compositor considerado tão importante como Haendel, Bach ou Telemann. Autor prolixo – mais de 900 cantatas litúrgicas, das quais 500 são conhecidas na íntegra –, Stölzel foi chefe de orquestra em Gotha durante 30 anos, desde 1719 até à sua morte. Além das cantatas, compôs ópera, peças para as festas da corte, sete paixões (três são conhecidas), além de outros ciclos de cantatas da paixão.
Porque ficou então esquecido? Axel Weidenfeld explica que a obra de muitos artistas era sacrificada pelas novas gerações, dispostas a mostrar o seu valor e a menosprezar o dos seus predecessores. A Paixão de Stölzel, apesar de ter sido executada várias vezes, não terá sido guardada. Valeu o seu autor ter enviado, em 1735, uma cópia da partitura para Sondershausen, que ficaria depois guardada numa caixa debaixo de um órgão, sendo redescoberta em 1870. Mas só mais de um século depois, em 1965, o compositor é objecto de uma tese académica. Finalmente, em 1997, a Paixão é pela primeira vez gravada em disco, mais de 250 anos depois da sua composição.
O texto, da autoria de Barthold Heinrich Brockes (1680-1747), conselheiro de Hamburgo e um dos mais importantes poetas da sua geração, já tinha sido adaptado por compositores como Haendel, Bach e Telemann. Baseando-se na Paixão segundo São João, mas não seguindo o texto literal da Bíblia, acompanha a surpresa, a serenidade e a emoção da música. Uma obra imprescindível em tempo de Páscoa.

Gottfried Heinrich Stölzel, Brockes Passion, dir. de Ludger Rémy, ed. CPO

(texto publicado no Mensageiro de Santo António, de Abril 2003)

A seguir, um vídeo que reproduz os três andamentos iniciais e a capa do disco. 





Sem comentários: