sábado, 5 de abril de 2014

Ressurreições, dinheiro e felicidade

Crónicas


(ilustração: Berna, Bernadette Lopez, Ressurreição de Lázaro; 
reproduzida daqui)


No comentário à liturgia católica deste domingo, Vítor Gonçalves escreve no jornal  Voz da Verdade:

(...) ressuscitar implica querer que a vida de graça e verdade, de justiça e amor, de que Deus é fonte, chegue a todos!   
Há 24 anos que Frei Bento Domingues interpela o nosso pensar e agir, de cristãos e de todos, numa coluna do jornal Público (...) tornando prático e directo o evangelho de Jesus, no meio de um humor e jovialidade que alegram. Um mundo que falta fazer é o título de uma colectânea (a primeira de outras, esperamos!) das suas (mais de mil!) crónicas dos últimos 16 anos (...)
respira-se ressurreição nas suas páginas, e a sua leitura dos acontecimentos ilumina a responsabilidade partilhada pelo mundo que o evangelho nos pede que façamos. O tempo não envelhece os textos, antes lhes aguça o sabor, e revela a urgência da nossa acção de ressuscitados.
(texto integral aqui)

Na crónica de hoje no DN, Anselmo Borges pergunta “O dinheiro traz felicidade?” E escreve:

A sabedoria de viver, neste campo, ouvi-a uma vez ao grande Viktor Frankl, o da logoterapia: "A medida exacta do dinheiro é aquela que não nos obriga a pensar nele, nem por cima nem por baixo." É evidente que a falta cruel de um mínimo impede até a possibilidade de viver, mas fazer-se escravo dele, tornando-se o objectivo da vida enriquecer a todo o custo, impede o melhor: a família, os amigos, a poesia, a música, as alegrias simples, a vida interior, a transcendência.
(texto integral aqui)


Sem comentários: