domingo, 20 de abril de 2014

Patriarca: abstenção, espaço para extremistas; Bispo do Porto: uma mais justa distribuição de sacrifícios

A abstenção nas eleições europeias é “preocupante” e o campo deixado aberto por ela “geralmente é tomado por forças extremistas” que neste momento “são muito xenófobas, nada amigas de estrangeiros nem de gente pobre, cuja pobreza muitas vezes foi da responsabilidade europeia” – são afirmações de D. Manuel Clemente, patriarca de Lisboa, numa entrevista ao jornalista Manuel Vilas Boas.
Na conversa, Manuel Clemente passa em revista memórias pessoais do seu antecessor, dizendo que os documentos do episcopado onde se trata da relação da Igreja com a sociedade têm “normalmente a mão de José Policarpo”.
Sobre a actual situação portuguesa, o patriarca afirma que só graças às instituições sociais no terreno “as circunstâncias são menos gravosas” para muitas pessoas. E admite que chamou a atenção de diversos responsáveis para a necessidade de a troika financeira que negociou com Portugal falar com as instituições sociais: “Se calhar não ouviu tanto quanto devia”, diz.
O patriarca diz ainda que prefere a internacionalização da Cúria decidida pelo Papa Francisco a ter sido já nomeado cardeal no consistório de Fevereiro.
A entrevista pode ser ouvida na íntegra no site da TSF.

No JN, há hoje uma entrevista do novo bispo do Porto. D. António Francisco Santos diz que Portugal precisa de uma mais justa distribuição dos sacrifícios forçados pela crise e pela austeridade. “Custa-me que a austeridade pese sobre os mais frágeis”, diz, acrescentando: “Precisamos de nos educar todos para a sobriedade; não só os pobres, mas aqueles que usufruem ordenados superiores ao necessário ou ao justo, esses deviam ter o sentido da sobriedade para partilhar com os que não têm.”
António Francisco dos Santos acrescenta: “Temo que alguns tenham sido sacrificados sem a justiça ser aplicada; há alguns que mais sofrem e outros que aparentemente menos têm sentido o peso da austeridade.”
Para já, na internet, está disponível apenas um excerto da entrevista em vídeo, que pode ser visto aqui.


Sem comentários: