quarta-feira, 9 de abril de 2014

Os católicos na luta contra a ditadura (5) – Os católicos e os padres que ajudaram à “revolução”

25 de Abril, 40 anos


Padre Joaquim Alves Correia, 
autor de A Largueza do Reino de Deus

Há duas semanas, a agência Lusa lançou uma página na internet para assinalar os 40 anos do 25 de Abril de 1974. Além de recordar diversos aspectos e acontecimentos que levaram à revolução de há 40 anos, o conjunto de trabalhos procura também dar chaves de leitura para a evolução de Portugal nestas quatro décadas.
O dossiê inclui dois textos, da autoria de Sílvia Reis, que recordam o papel dos católicos no combate à ditadura. No primeiro trabalho, recorda-se o combate que começou com vozes isoladas como Joaquim Alves Correia e Abel Varzim, e que se foi alargando sobretudo a partir de 1958 – com as eleições em que participou Humberto Delgado e a carta de D. António Ferreira Gomes a Salazar – e, depois, durante a década de 1960 e até às vésperas do 25 de Abril, com diferentes acções e grupos muito críticos da guerra colonial. Esse texto pode ser lido aqui.

Entre essas iniciativas, contou-se o grupo Tribuna Livre, que começou por reunir vários padres de Lisboa. A rede alargou-se e culminou com o Encontro do Entroncamento, no qual estiveram presentes clérigos de várias dioceses e ordens religiosas. Um dos participantes, o padre Carlos Póvoa, diz que a oposição católica ao Estado Novo contribuiu, “com certeza”, para a queda do regime e a conquista da liberdade: “A Igreja ganhou com a revolução e nós ganhámos por sermos pessoas livres”. Este texto pode ser lido aqui.

Próximo texto
Dia 10 de Abril: A teologia como dissensão (texto anunciado inicialmente para dia 8)

Sem comentários: