terça-feira, 29 de abril de 2014

Os católicos na luta contra a ditadura (13) – Memórias de uma tripla libertação

25 de Abril, 40 anos

No programa Ecclesia, Maria da Conceição Moita e Jorge Wemans recordaram histórias e memórias da luta dos católicos contra o Estado Novo e do que significou a libertação do 25 de Abril. Para ver aqui:



Os 40 anos do 25 de Abril de 1974 continuam a motivar outras crónicas e textos. No DN de sábado passado, Anselmo Borges escrevia, sob o título 40 anos depois:

Precisamos de mais e melhor democracia. Temos de assumir todos mais responsabilidade na coisa pública. Precisamos de um consenso mínimo entre os partidos sobre temas fundamentais, como a reforma do Estado, a justiça social, o investimento reprodutivo para criar riqueza e emprego. Precisamos de insubordinação frente à plutocracia e de assegurar a dignidade de todos. Precisamos de erguer o futuro pela educação. Se, por insanidade do poder político, os sacrifícios entretanto feitos forem deitados a perder, é preciso preparar-se para o pior.
(o texto pode ser lido aqui na íntegra)

Na agência Ecclesia, também alguns investigadores fazem um curto balanço do impacto da revolução na Igreja Católica em Portugal:

(...) Jorge Revez dedica a sua reflexão aos chamados “vencidos do catolicismo”, crentes que, a seguir ao Concílio, colocaram grandes esperanças na reforma da Igreja, e inclusivamente na mudança de atitude da hierarquia católica face ao Estado Novo. (...)
“A efervescência daquele período revela-nos uma reconfiguração da identidade católica, em especial o relevo que as questões da liberdade e da cidadania assumem para alguns destes homens e mulheres”, conclui.
(o texto pode ser lido aqui na íntegra)


Sob o título Abril Católico, Fernando Calado Rodrigues dedica a sua crónica de sexta no Correio da Manhã aos trabalhos deste blogue sobre a luta dos católicos contra a ditadura; para concluir:

Quarenta anos depois, o país e a Igreja continuam a precisar que os leigos aprofundem os seus conhecimentos teológicos. Que debatam os problemas que afetam a humanidade à luz dos valores do Evangelho. E que se empenhem na “ação militante” contra a “ditadura dos mercados” e a “economia que mata”.
(o texto pode ser lido aqui na íntegra)


Próximo texto, dia 2 de Maio
A falta de lucidez da Igreja em relação à guerra colonial (anunciado inicialmente para dia 28 de Abril)

O texto anterior desta série pode ser lido aqui.


Textos anteriores do blogue: sobre as canonizações de domingo passado: crónica de frei Bento Domingues, notícia da homilia do Papa Francisco e um dossiê sobre o tema; e ainda uma notícia sobre a tenda de oração no Enterro do Ano da Universidade de Aveiro. 

Sem comentários: