sábado, 5 de abril de 2014

Cordão humano em defesa da Casa do Passal


Agenda


Familiares e refugiados salvos por Aristides Sousa Mendes 
de visita à Casa do Passal, em Junho de 2013; foto reproduzida daqui

Neste domingo, dia 6, com uma concentração a partir das 13h30, realiza-se em Cabanas de Viriato (Carregal do Sal) um cordão humano em defesa da Casa do Passal, a moradia onde Aristides Sousa Mendes viveu, antes de ficar na miséria, depois de ter sido destituído de todos os seus cargos diplomáticos, por Salazar e pelo Estado Novo, e de ter ficado impossibilitado de exercer quaisquer funções públicas.
Uma mensagem de correio a convidar para esta acção dizia o seguinte: “Num tempo em que os vistos dourados se vendem por dinheiro conseguido à custa do preço de sangue inocente, tem ainda mais sentido celebrar este Homem que à custa do seu próprio sangue pagou o preço da obediência a Deus na desobediência às ordens ignominiosas dos homens. É por isto mesmo, que a reconstrução desta casa é um imperativo de consciência e de humanidade!”
No blogue do grupo Amigos de Aristides e Angelina de Sousa Mendes, que anima a iniciativa, pode ler-se: "Todos de mãos dadas por esta causa. A memória deste herói Português que salvou mais de 30.000 seres humanos do Holocausto Nazi precisa de todos e não pode continuar a ser ignorada, nem tão maltratada; infelizmente a Casa de encontra-se num estado lastimável, tendo parte do telhado desabado, sendo urgente o inicio das obras de recuperação. É tempo de mostrarmos a importância que a Casa do Passal pode ter, se for transformada num espaço Cultural com exposições e outras actividades a par da criação dum Memorial às vitimas do Holocausto; onde todos nós, a família e quem nos visita ( muitos deles descendentes dos que foram salvos por Aristides Sousa Mendes) possam reencontrar paz e tranquilidade, reaproximando-se do espírito sereno deste Vulto da nossa história. A memória de Aristides Sousa Mendes inspira-nos.”

Sem comentários: