segunda-feira, 28 de abril de 2014

Aveiro: Silêncio no meio do barulho do "Enterro" – ou uma foto com o Papa Francisco



A tenda de oração do CUF no espaço do 
Enterro do Ano, em Aveiro

Trata-se de propor silêncio no meio de uma as festas mais barulhentas do ano, o Enterro do Ano, na Universidade de Aveiro (equivalente à queima das fitas, em outras universidades do país): o Centro Universitário Fé e Cultura (CUFC), estrutura da diocese que há 27 anos dinamiza atividades no meio universitário, propõe aos estudantes que, entre as 23h30 e as 3h30 da manhã, possam recolher-se, numa pequena “tenda de oração”, plantada em pleno recinto do Enterro. A iniciativa, que se iniciou na cidade da ria dia 24, prossegue ainda até à próxima quinta, dia 1 de Maio, quando termina a Semana.
Há ainda a possibilidade de poder tirar uma foto com o Papa Francisco. Na realidade, o Papa continua em Roma mas, quem o desejar, pode fazer-se fotografar junto de uma foto de Francisco. “É uma maneira de provocar o diálogo”, dizem os responsáveis do CUFC.
“No mundo de hoje, a construção da paz, do respeito, da verdade, da honestidade faz-se na rua, no mundo, nos lugares onde as pessoas estão. A religião é um dos bons veículos que religam estes valores de paz, de fé, de direitos humanos no mundo”, acrescenta o CUFC, que recorda que “não é nos espaços fechados que se manifesta a diversidade cultural e religiosa das pessoas”. E sendo a diversão “algo positivo, mas que implica escolhas”, o CUFC faz esta proposta com o sentido de ser a Igreja Católica a propor um espaço de tranquilidade para os jovens.
O mote para a iniciativa deste ano é “STOD –  Se Tens Olhos Dá...” Em cada dia, a proposta é dar um sorriso, um abraço ou outro gesto. Um grupo de estudantes envolveu-se na preparação do espaço e, em cada noite, vai distribuindo centenas de convites, desafiando os jovens a entrar na tenda.
A iniciativa da tenda de oração realizou-se pela primeira vez há dois anos, no Integr@te, a festa de acolhimento aos caloiros da Universidade de Aveiro. Foi repetida no Enterro do Ano de 2013, com o então bispo de Aveiro, D. António Francisco dos Santos (agora no Porto), presente numa das noites. Já neste ano lectivo, a iniciativa foi repetida no Integr@te, em Outubro.

Mais informações no sítio do CUFC na net (aqui) e na página do Facebook (aqui). 



Sem comentários: