quarta-feira, 23 de abril de 2014

Adelia Prado: sofrimento é "condição de consciência"

Adélia Prado deu recentemente uma entrevista ao programa "Roda Viva", da TV Cultura, no Brasil, na qual falou de vários aspetos da sua obra e do modo como vive essa experiência de criadora - de prosa, de poesia...e do sofrimento, do deserto que foi arrancar de si o seu novo livro intitulado Miserere. E precisamente sobre o sofrimento, disse ela:

"Não tem essa pessoa que passe a vida sem sofrer. Eu acho o sofrimento importantíssimo. Porque ele é condição de consciência, de mais consciência. Então uma pessoa que não sofre é um fenómeno; eu acho que tem de ser observado porquê, né? Porque nós todos temos motivos de sofrimento, porque é a finitude da vida, a nossa precariedade, nós envelhecemos, adoecemos, morremos, temos amor, temos ódio, esperança, temos desconfortos físicos, desconfortos morais, né?, filosóficos... então tudo isso é sofrimento. Eu acho que uma das coisas mais importantes na vida de uma pessoa é encarar o sofrimento. 
Por isso que eu tenho muito medo de livro de auto-ajuda, porque quer desviar você daquilo que é importantíssimo de encarar -  a primeira coisa é você mesmo. Você tem que dizer um sim para aquela situação, para aquela dor, né? Fugir de dor é uma perda de tempo; você encontra ela lá na esquina outra vez, né? E é possível a gente sofrer em paz, sabe? A coisa tá pegando fogo mas você está em paz. Isso é possível".

Sem comentários: