quinta-feira, 3 de abril de 2014

A Paixão do Menino Jesus

Exposição



No final, deparamo-nos com um Menino Jesus Salvador do Mundo, triunfante sobre o globo terrestre e uma serpente, simbolizando a vitória de Cristo sobre a morte e o pecado. A pintura do século XVII (na imagem) com um toque naïf e proveniente da paróquia da Cunha Baixa, é uma das que integra a mostra A Paixão do Menino Jesus, que pode ser vista na Casa Episcopal de Viseu, até 21 de Junho.
O título e as peças da exposição remetem para as representações que aliam a figura do Menino Jesus, figurativa do período da infância e da dimensão da ternura e da inocência, a elementos que se identificam com a Paixão, Morte e Ressurreição, simbolizando a teologia da redenção: cruz, coroa de espinhos, cravos, martelo, lança, escada, coluna de tortura, dados lançados pelos soldados romanos, esponja...
Este tipo de representação, que surgiu nos séculos XVII e XVIII na sequência da Contra-Reforma, traduz, como explica o guião da mostra, o “confronto entre a inocência e a pureza do ‘mais belo dos filhos dos homens’ (Salmo 45,3), e a Sua humanidade explanada no sofrimento, na cruz, assumida como meio e instrumento de salvação do mundo, para assegurar a conversão e a redenção dos homens”. A beleza da infância, acrescenta-se, “é incorporada no caminho da cruz, numa pronunciação iconográfica orientada para a exaltação da força do amor de Deus”.
A exposição desenvolve-se em cinco núcleos temáticos: O Verbo fez-se carne para salvação do mundo; A minha alma está numa tristeza de morte; Como e quando o Pai quer; Levar a humanidade toda ao céu; e O Mundo sob os pés de Jesus.
Além da própria exposição, a mostra permite apreciar o espaço remodelado da Casa Episcopal, depois das obras concluídas há um ano, que permitiram dotar o edifício de modernas funcionalidades.

A Paixão
 do Menino Jesus

Casa Episcopal de Viseu
Segunda a Sexta 9h-12h30;14h-17h30;
Sábado
14h-17h30

até 21 de Junho de 2014
Info: bensculturais@diocesedeviseu.pt

tel. 232 423 338


(texto publicado no Mensageiro de Santo António, Março 2014)

Sem comentários: