sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Revista católica "America" chega ao nº 5000

O próximo número da revista semanal católica America, dos Jesuítas dos Estados Unidos, atingirá o notável - para um semanário - número 5000.
Com mais de cem anos de existência, tem hoje uma circulação de 45 mil exemplares e uma trajectória por onde passaram nomes relevantes do catolicismo norte-americano e mundial.
Com a chegada a este número, o semanário vai passar a incluir vários novos colunistas, entre os quais um que foi já jornalista do progressista National Catholic Reporter e uma outra que integrou a equipa de escritores de discursos para o presidente Bush. Esta procura de equilíbrio de visões não será alheia às tensões que esta publicação teve, em anos relativamente recentes, com os responsáveis da Igreja (incluindo a Congregação para a Doutrina da Fé, quando era dirigida pelo Cardeal Joseph Ratzinger, hoje Papa Bento XVI).
Comentando estas mudanças, o chefe de Redação, Matt Malone, o mais jovem neste posto na história da revista, explica, no último número: "Pode parecer estranho que America venha a ter um colunista que costumava escrevr para o National  Catholic Reporter e outro que escreveu para George Bush. Para nós não é. O mote da centenária América é Veritatem facientes in caritate (fazendo a verdade no amor). Não há voz de fiel católico que não seja bem-vinda nestas páginas, assim como não há recanto da Igreja em que América não se sinta em casa".

(Sugestão de leitura do número acabado de sair: The Age of Skepticism")

Sem comentários: