domingo, 5 de abril de 2009

Movimento "pró-vida" procura apertar Obama


Enquanto o presidente dos Estados Unidos da América obtém notório sucesso na sua primeira viagem oficial à Europa, no seu país é objecto de uma luta encarniçada protagonizada pelos movimentos pró-vida e, designadamente, por sectores mais conservadores da Igreja Católica.
A afirmação de força desses sectores fez-se sentir dois dias depois da tomada de posse de Barack Obama, quando reuniram em Washington, na Marcha Anual pela Vida, centenas de milhares de militantes da luta anti-aborto, numa manifestação nacional que trazia, por detrás, a contundência de posições já enunciadas durante a campanha eleitoral.
O mais recente episódio, que traz efervescentes os ânimos, prende-se com o convite da Universidade Católica de Notre Dame dirigido a Obama para proferir o discurso inaugural e aceitar receber um doutoramento honoris causa, em meados de Maio próximo. Quando a notícia foi conhecida, as movimentações desencadearam-se e, até agora, pelo menos dezena e meia de bispos tomaram posição contra o convite, argumentando que uma universidade católica não pode convidar um defensor do aborto. Por sua vez, a Sociedade Cardeal Newman pôs a circular um abiaxo-assinado contra o convite a Obama. que tinha, na semana passada, reunido mais de 200 mil assinaturas, enquanto que o bispo da diocese em que a universidade se insere anunciou já que boicotará a cerimónia.
A situação parece ser extremamente embaraçosa, visto que o convite está aceite, a pressão para que a Universidade volte atrás enorme e crescente e a consciência de que uma tal decisão poderia ser considerada uma falta de respeito para com a instituição presidencial.
O assunto é tema de capa da mais recente edição da revista católica Tablet, sob o título "Pursuit of a President".

Complementos:
- Despite criticism, Notre Dame firm: Obama will speak
- Protesting bishop won't attend Notre Dame graduation
- Notre Dame students to protest Obama's degree
- Catholic bishop: Obama is 'anti-Catholic'

Sem comentários: