quinta-feira, 5 de março de 2009

Salvar Kenneth Morris

A Comunidade de Santo Egídio divulgou um apelo urgente para salvar Kenneth Morris, deficiente mental, de 37 anos, condenado à morte no Texas.

A notícia de Nieves San Martín, retirada da Zenit:
Estava fixada para hoje, 4 de março, a data de execução de Kenneth Morris, condenado à morte no Texas (EUA). A comunidade de Sant'Egidio enviou um pedido urgente ao governador e a outra entidade local.
Kenneth, afro-americano, analfabeto e pobre, como tantos do corredor da morte do Texas, completava 38 anos no mesmo dia em que estava fixada a execução. Dada a diferença horária, torna-se mais urgente seu convite a enviar pedidos de clemência, explica esta comunidade católica.
Ele tinha 23 anos quando foi condenado à morte, acusado de matar um homem no curso de um roubo, junto a mais dois cúmplices, dois primos, que, ao contrário, receberam condenações comuns, após fazer recair a culpa do homicídio inteiramente sobre ele. Kenneth, contudo, sempre jurou não ter sido o autor material do crime, continua dizendo a Comunidade de Sant'Egidio.
Quando a polícia o fez assinar a declaração de culpabilidade, ele não sabia de que se tratava e assinou «cegamente» sua própria condenação capital.
Não podendo pagar um bom advogado, ele não pôde defender-se adequadamente. Em 15 de abril de 2003, tinha fixada a data de sua execução, que foi detida apenas duas horas antes. Havia sido admitida uma apelação para verificar seu retardo mental, que efetivamente foi reconhecido.
Apesar disso, tal apelação foi inexplicavelmente rejeitada em todas as sucessivas fases do julgamento, por último, diante do Tribunal Superior, em 6 de outubro de 2008.
O pedido pode ser assinado facilmente através do site:
http://www.santegidio.org/it/pdm/news/ap_morris_2.htm

Sem comentários: