quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Religionline agora convidado no site do Público

A partir deste momento, Religionline passa a ser um blogue convidado do Público. Esta iniciativa, de jornalistas e investigadores do fenómeno dos media, pretende dar dimensão pública ao fenómeno religioso, quer na expressão mais noticiosa, quer na forma como é comentado, quer ainda na enunciação nem sempre explícita do modo como o religioso está presente na vida das pessoas. E fazê-lo de forma plural, rigorosa e o mais abrangente possível.

Nem de propósito, este alargar de horizontes do blogue dá-se num contexto em que de novo se coloca a questão da presença do religioso na praça pública. Em concreto, por causa das posições da Conferência Episcopal Portuguesa sobre a possibilidade dos casamentos de homossexuais vir a a ser discutida na próxima legislatura.

Ao mesmo tempo, estamos na véspera de um encontro que, em Lisboa, pretende debater a relação dos media com a questão religiosa. Esse debate, cujo programa está enunciado no post anterior, pretende fazer-se pelo lado do jornalismo, naquilo que traduz sobre os conteúdos e a qualidade do que os nossos media decidem publicar ou transmitir acerca do religioso. E também sobre o modo como a dimensão religiosa ou espiritual está tantas vezes presente nas artes, na cultura ou na vida social e acaba por passar ao lado do noticiário religioso mais estrito.

A quem já era leitor do blogue, esperamos que continue. A quem chega de novo, nomeadamente através do Público, esperamos que fique.

1 comentário:

Anónimo disse...

Parabéns pela notoriedade que certamente já alcançaram para estarem presentes num grande jornal como o Público. Eles poderiam ter escolhido qualquer outro tema de ficção como um blog de fadas, de unicórnios, de duendes, de chaleiras voadoras... mas escolheram o vosso blog de religião, quer dizer que têm uma posição de destaque na blogosfera dos temas fantasiosos.